Estilo e personalidade dentro do mundo da óptica
Miguel Giannini é unanimidade entre os amantes de moda e design de óculos
A voz mansa, os gestos leves, um olhar diferenciado e uma luz que irradia, ímpar. 50 anos de carreira e uma história de vida muito peculiar. Miguel Giannini é filho de descendentes italianos, paulistano e embora desde cedo um sonhador, tornou-se um lutador. Uma trajetória marcada pela presença constante de grandes amigos e pelo apoio incondicional de sua mãe.
O caminho já estava traçado e o início da carreira deu-se precocemente numa óptica chamada Foto City por onde trabalhou nas mais diversas funções por 10 anos. De boy a balconista, construiu o princípio da sua carreira. De origem húngara, os donos da referida empresa adotaram Miguel profissionalmente dando-lhe oportunidades únicas, o que fez aguçar ainda mais sua personalidade forte, característica marcante desde a mais tenra idade.
Daí a oportunidade para ter seu próprio negócio. Nascia a Óptica na Nova Barão que até hoje mantém suas portas abertas. Com a ampliação do negócio, a presença do sócio Álvaro Ferrioli, que se mantém na trajetória de sucesso há 35 anos.
Determinado, sabia que sempre poderia fazer mais, oferecer mais para a satisfação de sua clientela. Seu instinto arrojado e visionário, sua perspicácia em enxergar a necessidade de cada um na mais profunda de suas particularidades, a maneira de delinear cada peça no rosto de seu cliente e a forma carinhosa de brincar sempre com as cores, permitia-o criar peças únicas, personalizadas, para quem o procurasse (para uma de suas clientes criou mais de 300 exemplares exclusivos). Segundo sua crença “os óculos devem refletir a personalidade do cliente”. Diz-se então que nascia naquele momento o serviço de atendimento personalizado.
Miguel já despontava na mídia como alguém que inovava, que transformava as pessoas com suas personalizações para cada usuário de óculos a quem ele atendia. Numa dessas aparições, recebeu de Cleide Blota o título de Esteta Óptico ao fazer a transformação de uma peça, ao vivo, no programa que a mesma apresentava. Desde então, é ele quem dita os nortes. Fato que já existam outros, mas nenhum com sua argúcia na hora de desvendar a essência de cada cliente.
Sua trajetória é de inigualável sucesso tanto nacional quanto internacionalmente, e quando questionado sobre qual seria seu segredo, responde singelamente: “Deus, saúde e amigos”. Afirma com eloquência: “todo mundo pode conquistar seu espaço, o mercado absorve a todos desde que se trabalhe com honestidade, humildade e constante renovação”. Se a vida é um constante recomeçar, também Miguel recomeça a cada dia.
Entre seus clientes, grandes nomes como Delfim Neto (sua primeira grande transformação), Fernando Henrique Cardoso e dona Ruth (os quais tornaram-se seus amigos), Elis Regina, Rita Lee, Marcos Caruso, Ana Maria Braga, Tarcísio e Glória Meneses, Fausto Silva e tantos outros que ainda transitam por seus espaços. Embora seja considerado um ícone do setor e tenha como colaboradores os mais bem preparados profissionais ópticos, faz questão de orientar ou sugestionar quando o cliente não é atendido por ele, mas pede sua opinião.
No ofício e para o sucesso do mesmo, Miguel reconhece que além da pesquisa constante é necessário ser também um pouco psicólogo, investigador, amigo, pois só assim é possível captar além da necessidade a essência de cada cliente permitindo que o resultado seja de excelência.
No meio de tantas atribuições consegue tempo para ministrar aulas, palestras e envolver-se em projetos sociais (cujos nomes prefere não citar), o que atribui por sua grandeza de espírito, ser apenas missão, gratidão, devolução de tudo o que lhe é proporcionado.
Giannini começou sua coleção de óculos por passa tempo, já que ganhava peças de seus clientes. Decidiu então, como forma de homenagear aquela que sempre foi sua estrela guia, seu amor maior, fundar com o nome da mãe, Gioconda Giannini, o Museu do Óculos na década de 90. Sediado em um casarão da década de 1920, conhecido como Castelinho Azul e Branco, na Bela Vista, onde fica uma das lojas de Miguel, é aberto ao público e quem o visita certamente se encanta. O espaço contempla uma belíssima parte da história da óptica e emana uma energia indescritível.
Conta com um acervo de mais de 700 armações de épocas e estilos diferentes, algumas usadas por grandes nomes brasileiros como Goulart de Andrade e Hebe Camargo. No acervo, há uma réplica do primeiro modelo de óculos que foi criado em 400 ou 500 a.C., também um modelo original chinês do século XVIII, modelos alemães e italianos, além de objetos e máquinas antigas utilizadas por profissionais da saúde visual, atestando a evolução desse setor.
Miguel Giannini é um profissional simples, bem-humorado, que já está atendendo a quarta geração de muitas famílias. Vai da pediatria a geriatria num piscar de olhos, como costuma brincar. Defini-lo? Ele mesmo o faz deixando uma mensagem:
“Sejam humildes, honestos e gratos. O resultado não será nenhum outro que não o sucesso!”
Fonte: Miguel Gianini
Artigo redigido para a Revista Educação Profissional e disponível nas páginas 22 e 23 da Edição nº 5.