Unidade Itajaí, uma história de crescimento e conquistas
Já dizia Paulo Freire: “Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua produção ou a sua construção”. E é exatamente isso que a Unidade de Itajaí realiza dentro do Grupo Educacional Filadélfia. Com uma estrutura ampla e moderna, o local vem desde 2004 formando profissionais qualificados e comprometidos com a carreira e com a sociedade. Ao todo, oito mil alunos já conquistaram o diploma da instituição.
Quando a unidade foi criada, o curso oferecido era o Técnico em Óptica presencial e, com o passar dos anos, foram agregados à estrutura os cursos de Técnico em Radiologia e suas especializações: tomografia, mamografia, ressonância, densitometria e radioterapia, Técnico em Podologia, Técnico em Prótese, Ensino de Jovens e Adultos (EJA) e o Técnico em Óptica EAD. Além das Qualificações em Profissional em Segurança de Plataforma (CBSP) e Profissional em HUET.
Hoje a escola conta com aproximadamente 600 alunos na modalidade presencial, 200 alunos na modalidade a distância e 150 alunos no EJA. Para tornar o ambiente propício para o aprendizado e a prática, a unidade conta com 11 colaboradores fixos e os professores que também dão aula em outras cidades. No prédio são 8 salas no piso superior, 1 sala no térreo, 8 laboratórios, secretaria e biblioteca.
EAD
Um dos pontos fortes de Itajaí é o Ensino a Distância, o EAD. Desde 2013, quando teve início esta modalidade na escola, 300 alunos das mais diversas partes do país já se formaram. Luana Machado é Diretora da unidade e explica como o EAD funciona por lá. “Oferecemos o Técnico em Óptica a distância, com duas opções de turma, a mensal e a trimestral. Os alunos têm acesso ao Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), onde estão disponibilizadas as aulas online. Eles recebem também o material didático composto por uma coleção de livros, além de ter a estrutura da escola à disposição para prática, com dois laboratórios altamente equipados para as aulas de surfaçagem de montagem e um laboratório de Contatologia” conta ela.
Além do Técnico em Óptica, a instituição também oferece a Educação de Jovens e Adultos (EJA), voltada para quem não conseguiu terminar os últimos anos do Ensino Fundamental e o Médio. “Com o mundo cada vez mais competitivo e exigente, a conclusão desta etapa passa a ser determinante para a inclusão dessas pessoas no mercado de trabalho”, destaca Rogério Galbi, coordenador do EJA
Podem se matricular no EJA as pessoas que desejam concluir do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental ou do 1º ao 3º ano do Ensino Médio. As aulas são realizadas a distância e contam com a assistência de professores/tutores, preparados para auxiliar os alunos com suas dúvidas. “Um dos nossos diferenciais é a flexibilidade no horário para atendimento presencial dos alunos e realização de provas”, garante o coordenador.
Cursos rápidos
Além dos cursos tradicionais, a Unidade Itajaí vem inovando também no segmento de cursos rápidos. “Em 2017, começamos as atividades na preparação de candidatos para Concursos Públicos, por meio de Cursos Preparatórios Intensivos. Em julho aconteceu o Curso Preparatório para o Magistério da Secretaria de Educação de Itajaí e em setembro para o Magistério do Estado de Santa Catarina. Em ambos, diversas áreas foram retratadas com o objetivo de apresentar de forma dinâmica a abordagem de conteúdos que constavam nos editais. Trabalhamos também com as questões voltadas para a vaga que o candidato escolheu, levando em consideração os concursos anteriores, para que eles conseguissem a aprovação”, explica Rogério, que também coordenou as ações desta iniciativa.
A taxa de aprovação dos candidatos nos concursos citados foi de 80%. A intensão é tornar o Grupo Educacional Filadélfia uma referência regional e estadual de Cursos Preparatórios, para assim, poder realizar novos sonhos e transformar novas vidas.
Agradecimento
Com quatro anos de casa e uma competência inquestionável, Luana agradece o companheirismo dos colaboradores e a confiança dos alunos. “Crescemos como pessoas, como amigos, como mestres, como alunos, enfim como uma família, a família Filadélfia. Parafraseando Bernardinho “qualquer pessoa de sucesso sabe que é uma peça importante, mas que não conseguirá nada sozinha”. Um agradecimento especial aos nossos alunos que acreditaram e acreditam na nossa instituição para fazer parte de seu crescimento profissional. Obrigada a cada professor que, com todo carinho, se faz presente em sala de aula e que para que o seu ensinamento tenha resultado e encontre maneiras de ensinar não somente a disciplina, mas a construção de um profissional”, finaliza ela.
Fontes: Luana Machado e Rogério Galbi
Artigo redigido para a Revista Educação Profissional e disponível nas páginas 10 e 11 da Edição nº 5.