SBOO – Sociedade Baiana de Óptica e Optometria

Sociedade Baiana de Óptica e Optometria

Desde 2012 à frente dos profissionais da área, a Sociedade Baiana de Óptica e Optometria – SBOO, vem trabalhando para aprimorar e melhorar os subsídios para que a profissão seja cada vez mais valorizada no estado. Antes disso, porém, não havia o desamparo, criado em 2003 o CROO BA teve seu início inquerido pelas mãos de Wanderley Teixeira (in memorian), que deixou o seu legado para o setor.

Além de orientar, zelar e representar os ópticos e optometristas no cumprimento das normas estabelecidas pelos órgãos governamentais e não-governamentais, também é atribuição da SBOO orientar estabelecimentos ópticos no atendimento das condições mínimas para o funcionamento perante os órgãos fiscalizadores.

Na Bahia, os avanços a favor da categoria são nítidos com a maior proximidade entre a SBOO e os filiados.

Em 29 de janeiro de 2018 foi lançado para os afiliados um dos trabalhos mais importantes desta atuação. Um programa/software (desenvolvido por João Vitor Santos em parceria com SBOO) voltado para atender os optometristas da Bahia e também do país, chamado Alpha Eye, que promete revolucionar o trabalho dos profissionais da área optométrica. Também definida para março de 2018 uma vasta programação de um projeto cognominado “Caminhada Verde da Optometria” em prol da Saúde Visual, além do projeto previsto para setembro que visa realizar o Quinto Fórum de Óptica e Optometria Científico do Estado da Bahia.

No âmbito educacional, o apoio às instituições de ensino proporciona um canal de comunicação que traz como frutos parcerias e desenvolvimento para o segmento óptico. Segundo José Carlos, atual presidente da SBOO: “Sabemos que a educação é um direito de todos e, como processo transformador, é fundamental para evolução do ser humano e do profissional. Para que haja valorização em qualquer setor no mercado de trabalho, é necessário investimento e dedicação, o que certamente refletirá no crescimento do País e do mundo como um todo. Compreender que a educação é um sistema de valores sem o qual o homem não pode chegar ao desenvolvimento, é encontrarmos nela o único processo capaz de transformar a humanidade”.

Por esta razão, destaca-se os esforços da instituição no incentivo à educação. Uma das ações significativas foi a participação no processo para levar uma faculdade de Optometria para o estado baiano, aumentando as oportunidades de empregos para os optometristas e garantindo espaço no mercado de trabalho para os futuros profissionais.

Defesa, Liberdade e Valorização são as diretrizes que permeiam as ações da SBOO na luta diária para que os profissionais exerçam sua formação perante a sociedade. “Defender sempre os interesses dos profissionais do setor, dar liberdade para cada estabelecimento ter o seu profissional e valorizá-lo para que tenha o seu próprio alvará sanitário”, enfatiza Silva.

Especificamente a Optometria tem sido motivo de grandes lutas e, infelizmente, uma das dificuldades que o profissional vem tendo para sua atuação é a não liberação do alvará sanitário. Há sempre muitos impasses, porém o setor jurídico da SBOO vem trabalhando de forma aguerrida para viabilizar a liberação destes processos.

Junto com sua equipe, atualmente assim constituída: Presidente Jose Carlos da Silva, Vice Presidente Raimundo Artemir Bezerra Silva ,Secretário Geral Rafael Leal, Diretor Financeiro Ramon Costa Varela e os Staff’s Rute Cerqueira, Nina Dandara, Jefter Araújo, Felipe Freitas, Viviane Araújo e o Assessor jurídico Maximiano Caetano, José Carlos acredita que filiar-se à SBOO só traz benefícios para os técnicos ópticos e optometristas, pois sempre terão a seu favor uma instituição séria, legal e que luta pelos direitos da categoria perante os órgãos competentes.

“Nossos afiliados têm segurança para trabalhar, tem representatividade, tem departamento jurídico disponível e suporte em todas as demandas, portanto, Juntos somos mais fortes!”, finaliza ele.

Fonte: José Carlos da Silva – Presidente do SBOO

Artigo redigido para a Revista Educação Profissional e disponível nas páginas 6 e 7 da Edição nº 5.