PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DOS ATENDIMENTOS PRÉ- HOSPITALARES POR ACIDENTE DE TRÂNSITO NO ANO DE 2017 NA CIDADE DE BRUSQUE

SOBRE O ALUNO

Graduanda: ​Eduarda Aparecida Corsi​

​Orientador:  Marcelo Rocha Soares da Silva​

ARTIGO

INTRODUÇÃO

           

O acidente de trânsito é tudo que envolve veículos, vias, pessoas. Existe dois tipos de acidentes: o evitável e o não evitável. O primeiro é aquele que não fez nada para impedir o acidente e já o segundo é aquele que mesmo que era impossível de evitar o acidente, mas, pelo menos, tentou. As causas dos acidentes são por causa da iluminação, tempo, estrada, veículo e por fim o motorista, destes 5 o mais que causa os acidentes, sem dúvida, são os motoristas, eles geralmente causam os acidentes por embriaguez, sono, fadiga1.  Os acidentes mais frequentes ocorreram os sábados e domingos, os horários foi na parte da noite e de madrugada que teve maior número de registro de acidentes2. Existem 7 tipos de acidentes: Impacto (Ocorre quando dois veículos batem lateral do carro em movimento ou ainda parado). Colisão (Quando dois veículos batem de frente um com o outro em movimento). Choque (é quando bate em algum objeto como por exemplo: poste, árvore, mureta, ou até mesmo em algum veículo parado) Tombamento (Quando o veículo tomba lateralmente e fica com uma das laterais ao solo) Capotamento (Quando o veículo gira em qualquer sentido e fica com as rodas para cima), Atropelamento (quando um veículo colhe uma pessoa ou animal) Sinalização de trânsito(orientar motoristas e pedestres a segurança no trânsito e isso pode ser feito através de placas, marcas, luzes, gestos, sons)1. Os principais envolvidos nos acidentes foram as vítimas do sexo masculino e entre eles estão os motociclistas e jovens e uma parte desses jovens que se envolveram nos acidentes estavam embriagados3. O presente trabalho tem por objetivo mostrar as causalidades dos acidentes de trânsito que levam muitas pessoas virem perder as suas vidas, mostrar o maior número de indivíduos, idade, o número de pessoas que veio a óbito e mostrar a diferença de quantidade de motocicletas e automóveis que se envolveram nos acidentes. A metodologia utilizada será de abordagem quantitativa através de análise de banco de dados do hospital, departamento de polícia e Jornal Município.

Palavra Chave: Mortalidade, Hospital, Morbidade

  

Desenvolvimento

 

No ano de 2015 foi publicado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) que o Brasil ocupava o 3º lugar com o maior número de acidentes de trânsito (AT). Em 2012 no município de Marília, estado de São Paulo a morbidade de pessoas que ficaram internadas por acidente de trânsito foi de 664, no aquele mesmo ano obteve 78 números de óbitos4, com uma população de cerca de 235.2345. O acidente de transito é considerado um grande problema na saúde pública, evidenciado números de internações e sobrecarregando os serviços, dando mais atenção para os pacientes que deram entrada na unidade hospitalar4.

O estado de Pernambuco possui uma população de 9.345.173 habitantes6. Em 2012 no estado de Pernambuco registrou cerca de 1.997 óbitos por acidente de trânsito, a maior proporção foi entre o sexo masculino e entre jovens de 20 a 39 anos de idade7.

No ano de 2013 foi registrado no Sistema de Informação de Mortalidade (SIM) um total de 42.291 óbitos por Acidentes de transito (AT) e que 12,040 eram vítimas motociclistas e 170.805 vítimas ficaram internadas. As causalidades que levam a aumentar cada vez mais o número de acidentes de transito é por causa de dirigir sob a influência de álcool, velocidade excessiva, não utilização de equipamentos de proteção, como cinto de segurança, capacete8.

No ano de 2017 foram registradas na cidade de Brusque cerca de 370 acidentes de trânsito6, com uma população de 128,8 mil habitantes 9

Uma pesquisa feita no sistema de computador do Hospital de Brusque registrou que no total 158 vítimas ficaram internadas por acidente de transito (AT) e que de 214 deram entrada no hospital. A maior parte deles eram motociclistas e tinham na faixa etária de 21 a 30 anos de idade10.

Segundo dados coletados no Jornal na cidade de Brusque, obteve 23

óbitos, no ano de 201711.

 

RESULTADOS

 

Pessoas envolvidas nos acidentes de trânsito

Coluna São Paulo (2012) Brusque (2017) São Paulo (2012) Brusque (2017)
Masculino 2152 258 67,25% 69,72%
Feminino 1048 112 32,75% 30,27%
TOTAL 3200 370    

  

Faixa etária das pessoas envolvidas nos acidentes de trânsito

Coluna São Paulo (2012) Brusque (2017) São Paulo (2012) Brusque (2017)
20 a 29 anos 1070 58 38,88% 54,20%
30 a 39 anos 657 18 23,87% 16,82%
40 a 49 anos 468 16 17,00% 14,95%
50 a 59 anos 303 10 11,01% 9,34%
Mais de 60 anos 254 5 9,22% 4,67%
TOTAL 2752 107    

  

Tipos de transporte envolvidos nos acidentes de trânsito.

Coluna São Paulo (2012) Brusque (2017) São Paulo (2012) Brusque (2017)
Motocicleta 1549 103 53,26% 87,28%
Automóveis 1359 15 46,73% 12,71%
TOTAL 2908 118    

 

Dia da semana da ocorrência dos óbitos

Coluna São Paulo (2012 Brusque (2017) São Paulo (2012) Brusque (2017)
Domingo 15 5 19,23% 21,73%
Segunda-feira 11 2 14,10% 8,69%
Terça-feira 10 3 12,82% 13,04%
Quarta-feira 9 0 11,53% 0%
Quinta-feira 13 2 16,66% 8,69%
Sexta-feira 8 2 10,25% 8,69%
Sábado 12 9 15,38% 39,13%
TOTAL 78 23    

 

Perfil das vítimas que foram internadas no hospital

Coluna Natal (2014) Brusque (2017) Natal (2014)2 Brusque (2017)3
Masculino 7962 124 76,72% 78,48%
Feminino 2415 34 23,27% 21,51%
TOTAL 10377 158    

 

Vítimas de trauma por acidente de trânsito atendidas no hospital

Coluna São Paulo (2011) Brusque (2017) São Paulo (2011) Brusque (2017)
Crânio 157 6 52,68% 3,06%
Tórax 69 4 23,15% 2,04%
Membros Superiores 32 97 10,73% 49,48%
Membros Inferiores 40 89 13,42% 45,40%
TOTAL 298 196    

 

Atendimentos realizados de acordo com o mês que as vítimas deram entrada na unidade hospitalar por acidente de trânsito.

Coluna Paraíba (2010) Brusque (2017) Paraíba (2010) Brusque (2017)
Janeiro 393 12 8,70% 10,34%
Fevereiro 274 14 6,07% 12,06%
Março 354 4 7,84% 3,44%
Abril 310 10 6,86% 8,62%
Maio 423 10 9,37% 8,62%
Junho 324 12 7,17% 10,34%
Julho 373 7 8,26% 6,034%
Agosto 401 8 8,88% 6,89%
Setembro 338 7 7,48% 6,03%
Outubro 432 6 9,57% 5,17%
Novembro 449 10 9,94% 8,62%
Dezembro 443 16 9,81% 13,79%
TOTAL 4514 116    

 

Índice de Mortalidade por acidente de Trânsito

Cidade População Porcentagem em óbito
Marília 235.234 7,8%
Brusque 128.800 2,3%
Pernambuco 9.345.173 19,9%

 

Brusque %
Moto 14 60,86%
Carro 9 39,13%
Total 23

 

Conclusão

Indivíduos do sexo masculino e motociclistas foram os principais responsáveis pelos acidentes de trânsito e entre eles estão os jovens de 20 a 29 anos de idade. A grande parte dos óbitos por acidentes de trânsito ocorreram nos finais de semana, tendo como maior percentual de lesões em membros superiores.

Desta forma necessita-se aumentar as promoções de políticas públicas as quais possam reduzir o pindice de acidentes e consequentemente de mortalidade no trânsito.

 

REFERÊNCIAS

 

  1. Souza RSSL. Os Acidentes de Trânsito e a Responsabilidade Civil do Estado. Campos dos Goytacazes, Quinta, 21 de junho de 2018
  2. Jornal Município, 2018. Brusque tem maior número de mortes no trânsito dos últimos cinco anos. Maior parte dos 23 acidentes fatais de 2017 aconteceu em fins de semana, envolvendo motos conduzidas por homens
  3. Hospital Arquidiocesano Cônsul Carlos Renaux, 2018
  4. BIFFE, C. R. ; et.al. Perfil epidemiológico dos acidentes de trânsito em Marília, São Paulo. Epidemiol. Serv. Saúde. v. 26, n.2, 2017.
  5. IBGE estima população de Marília em 2017
  6. InfoEscola. População de Pernambuco.
  7. SOUTO, C. C. ; et.al. Perfil das vítimas de acidentes de transporte terrestre relacionados ao trabalho em unidades de saúde sentinelas de Pernambuco, 2012 – 2014. Epidemiol. Serv.Saúde v.25 n.2, 2016
  8. MALTA, D. C. ; et.al. Lesões no trânsito e uso de equipamento de proteção na população brasileira, segundo estudo de base populacional. Ciênc. saúde coletiva.v.21, n.2, 2016.
  9. Jornal Município, 2017. Brusque tem 128,8 mil habitantes, segundo estimativa do IBGE de acordo com o órgão, município registrou crescimento de 2,39% em relação a 2016
  10. Hospital Arquidiocesano Cônsul Carlos Renaux, 2018
  11. Jornal Município, 2018. Brusque tem maior número de mortes no trânsito dos últimos cinco anos. Maior parte dos 23 acidentes fatais de 2017 aconteceu em fins de semana, envolvendo motos conduzidas por homens
  12. SOARES, R. A. S. ; et.al. Caracterização das vítimas de acidentes de trânsito atendidas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) no Município de João Pessoa, Estado da Paraíba, Brasil, em 2010. Epidemiol. Serv. Saúde v.21 n.4 Brasília dez. 2012.
  13. BIFFE RFB et.al. Perfil epidemiológico dos acidentes de trânsito em Marília, São Paulo, 2012. Epidemiol. Serv. Saúde vol.26 no.2 Brasília abr./jun. 2017
  14. PADOVANI C. ; SILVA, J. M ; TANAKA, C. Perfil dos pacientes politraumatizados graves atendidos em um serviço público de referência. Arq. Ciênc. Saúde. v.21, n.3, 2014.
  15. MEDEIROS, W. M. C. ; et.al. Perfil epidemiológico das vítimas de acidentes de trânsito atendidas num serviço público de emergência da região metropolitana de Natal/RN. Hollos, v.27, 2017.
  16. Departamento de Polícia de Brusque, 2018
  17. Hospital Arquidiocesano Cônsul Carlos Renaux, 2018
  18. Jornal Município, 2018. Brusque tem maior número de mortes no trânsito dos últimos cinco anos. Maior parte dos 23 acidentes fatais de 2017 aconteceu em fins de semana, envolvendo motos conduzidas por homens.